Acreditamos que as mudanças climáticas e seus impactos devem
ser entendidos tanto pela comunidade esportiva, como pelas populações
mais vulneráveis e excluídas, pois, conhecendo suas consequências,
é possível realizar ações concretas que minimizem
seus efeitos.
ATENDEMOS PRIORITARIAMENTE:
É uma iniciativa das Nações Unidas - ONU, para alcançar as emissões zero líquidas do esporte mundial até 2040 e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. A iniciativa inclui organizações esportivas, equipes, atletas e fãs que buscam alcançar as metas do Acordo de Paris.
Declarada pela Assembleia Geral da ONU, visa intensificar a restauração de ecossistemas degradados e destruídos como uma medida comprovada para combater a crise climática e melhorar a segurança alimentar, o fornecimento de água e a biodiversidade.
Fomenta a ciência oceânica e fornece dados e informações para subsidiar políticas que garantam o bom funcionamento do oceano em apoio a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS da Agenda 2030.
São um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e se baseiam em uma declaração com os 17 objetivos e suas 169 metas, incluindo os meios de implementação e roteiro para acompanhamento e revisão. Os ODS e suas metas devem ser alcançados até o ano de 2030 e acompanhados por meio de indicadores.
Foi lançado pelo Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) para orientar ações em todo o mundo até 2030, em preservar e proteger a natureza e seus serviços essenciais às pessoas. O Quadro inclui 21 metas para 2030.
O Acordo de Paris é um compromisso internacional para combater o aquecimento global, aprovado em dezembro de 2015 durante a COP21, a Conferência das Partes das Nações Unidas (ONU). Ao todo, 195 países, incluindo o Brasil, discutiram os termos para o documento que substituiu o Protocolo de Kyoto, primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O objetivo do Acordo de Paris é frear o aquecimento global e aumentar os esforços mundiais para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC e evitar que ultrapasse 2ºC até o final do século, com base no período pré-industrial. O Acordo é voluntário e cada país define a sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) com as metas domésticas que irá seguir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as estratégias para atingir isso.
É uma encíclica do Papa Francisco, na qual o pontífice faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
ODS 3- Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas
as idades.
ODS 4 - Educação de qualidade | Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas.
ODS 6 – Água potável e saneamento | Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas.
ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima | Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS 14 - Vida na água | Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
ODS17 - Parcerias e meios de implementação | Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.